quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Noticias de Bangladesh! - 10/02/2009

Povo do meu Brasil varonil!

Como estão todos? Eu espero que bem! Aqui nós estamos cada dia mais a vontade! Ontem (09/02) tivemos um "churrasco" na casa do Waseque que é o nosso principal contato aqui em Bangladesh. Foi um tal de Kebab que é basicamente bolinho de carne moída assada, como o famoso "boi ralado" de Santa Catarina, quem é nativo sabe o que estou falando.

Ainda que longe de ser algo que se possa chamar de churrasco, foi algo absolutamente muito bom. O povo aqui em Bangladesh parece brasileiro: tudo é motivo pra festa, nunca cumprem o horário, fazem piadinha de tudo e só querem saber de agradar a mulherada!

A bebida alcoólica realmente é proibida pela religião. Mas é permitida em alguns lugares como hotéis 5 estrelas e alguns clubes. Hoje estivemos (Fabrício, Edson e eu, desculpem-nos Laura e Cristina por ficarem sabendo através deste e-mail, mas é que mulher não podia entrar!) em um "baita" clube aqui em Dhaka e bebemos algumas "Tiger" que é a cerveja deles, feita em Cingapura. Tomamos também umas Fosters da Austrália e um wiskyzinho, o velho e bom Black Label!

No fim das contas, ótimo dia hoje! Cada um de nós teve uma visita específica. Eu estive na Suprema Corte de Bangladesh, o órgão mais importante da Justiça aqui. Como tudo em Bangladesh, o negócio é bem precário... mas foi bastante interessante pois aprendi sobre o sistema jurídico deles, a forma de julgamento e já estou sabendo que aqui temos pena de morte e prisão perpétua, portanto, andem na linha galera!

Pra variar, a coisa não é muito diferente do que no Brasil. Contaram-me que os processos na justiça são demorados aqui, vi que os juízes não querem muito papo não, enquanto que os advogados falam mais do que "o homem da cobra". Ah, e os advogados aqui também cobram vintão porcento! Não tem choro, nem em Bangladesh! Como o Sistema Jurídico deles é herança da Inglaterra, há muita pompa também, há uma roupa específica para se usar enquanto estiver no ambiente e também quando se sai da sala se anda para trás, sempre de frente para os juízes e, antes de sair na porta, se faz uma reverência como quando de cumprimenta um monarca!

Vimos mais um pouco da cidade e dos sistemas no País. A melhor definição de Bangladesh é algo do tipo "tudo foi construído há 30 anos e nunca mais foi reformado". A impressão que se tem é essa, de que os prédios nunca têm manutenção ou nunca receberam acabamento! Se ligação clandestina de luz no Brasil é chamada de "gato", então aqui nós temos um "balaio de gato" em cada poste! É impressionante a precariedade de todas as coisas!

Amanhã pegamos uma Van e vamos para Khulna, no sul do país. Vamos visitar Sundarbans, uma belíssima floresta segundo nos disseram e talvez vamos ver o Tigre Real de Bengala. Além disso têm outros pontos históricos para conhecer. Nos disseram que é um lugar de bastante riqueza cultural, pois faz fronteira com a Índia e tem a influência hindu bem marcante! Vamos ver!
Nosso lema é "um dia por vez"!

Se bem que, aproveitando para relembrar, tivemos outros lemas durante os dias que já passaram: "Um dia por vez!", "Um meio-dia por vez!", "Uma hora por vez!", "Carpe diem!" e "Os brutos também amam"!

Beleza meus amigos e até a próxima!

Dhonnobad! Aashi!

Cleberson

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, aproveitem bastante esta experiencia ímpar.
Um abraço ao amigo Edson Fogaça.
Marcelo Spillere (IGE 2007-2008 Portugal)

Anônimo disse...

Olá igeanos!!
Ótima a idéia do Blog!!! Já estou encantada com as fotos e comentários! Posso sentir um pouquinho da emoçao de vocês!!! Fantástica a experiência de viver em um país cuja cultura é muito diferente do Brasil!! Parabens pela conquista e muito sucesso da experiência!
Carpe Diem!
Um grande abraço a todos!
Joseliane Sonagli (IGE 2007/2008 - PORTUGAL)