quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Primeiras Noticias de Bangladesh! - 09/02/2009

Fala meu povo!

Tá tudo muito corrido aqui, nem sempre temos acesso a internet e quando pensamos que finalmente vamos descansar um pouco e escrever um e-mail, já vem alguém chamando ou alguém ligando pra mais um compromisso! Não é fácil, mas é muito bom!

Ontem (08/02), por exemplo, fomos a um casamento. Os noivos eram muçulmanos, mas se vestiam como hindus, há muito colorido, muitas jóias, muita pompa! Mas tudo muito rápido. Chegamos no local às 20:30h e saímos às 22:30h. E nesse tempo conversamos e jantamos. Acho que é assim rápido porque eles têm horário para rezar. Aqui se reza a todo tempo! Mais detalhes escrevo depois.

Por aqui tudo muito tranqüilo com todos nós. Em Dhaka, capital de Bangladesh, estamos em casas muito confortáveis e temos acesso a internet.
Nas outras cidades que visitamos a coisa mudou um pouco, mas tudo bem também. Estamos vendo o contraste que existe no País entre riqueza e pobreza, mas ainda estamos um pouco protegidos, porque, como disse, estamos em boas casas e em bons carros e ônibus. Mas já tivemos contato com o povo na rua e foi bastante interessante.
A comida é realmente apimentada e o povo come a todo tempo, ainda mais nós que temos compromissos oficiais e logo depois um almoço ou um jantar. Eu estou bem adaptado à comida com muita pimenta, mas os outros ainda estão se adaptando.

O País é realmente uma loucura, muita gente em pouco espaço! O trânsito não pára e todos andam juntos: carros, pedestres, uns carrinhos verdes pequenos que são as motos deles (só vimos uma ou outra moto como a nossa) e os famosos rickshaw (bicicletas com três rodas, um condutor e as pessoas vão num banco atrás). Na rua tem comércio em cada canto, lojas pequenas, mas diversas e de tudo o que você possa imaginar: filme fotográfico, cimento, ferro pra construção, roupas, comida etc. Aqui as pessoas ficam falando ao celular a todo momento, inclusive durante as reuniões que participamos. O povo aqui tem 2 ou 3 celulares e não são só os que tem mais condições, as pessoas que estão na rua, no ônibus e algumas vezes até os condutores de rickshaws têm celular! Pelo que se vê também nos outdoors, celular e banco é algo bastante difundido.

Nas regiões mais distantes do centro de Dhaka, especialmente no caminho para outras cidades, ao longo da rodovia em vários momentos nós encontramos algo como uma "feira livre" bastante rudimentar, nos lembrou aquelas imagens do Brasil colonial: produtos agrícolas em sacos de algodão ou em balaios de bambu, galinhas ainda vivas, etc, tudo ao lado da rodovia e com centenas e centenas de pessoas ali, falando ao mesmo tempo e trocando mercadorias.
É uma cena é bastante comum no caminho. É difícil passar dois ou três quilômetros sem que tenha uma aglomeração como esta.
No interior, o que mais se vê são plantações de arroz. O relevo parece plano aqui e as plantações se estendem até o horizonte.

Falando em horizonte há uma constante névoa. Parece São Paulo nos dias de maior polução. Aqui estamos no final do inverno. As temperaturas são como o nosso início de verão e nunca chove! Então a paisagem é uma nuvem de poeira só! Para onde quer que você olhe, há poeira em suspensão no ar, sobre as folhas das árvores, no asfalto, sobre o telhado das casas etc. É como no Brasil naqueles locais onde há estrada de chão e quando há um longo tempo sem chover.

Então não dá pra ver o céu azul e a real cor verde da vegetação. O Sol quando se põe é grande e vermelho.

Beleza! Fico por aqui agora que daqui há pouco já tem compromisso!
Até a próxima! Aashi!

Cleberson

Nenhum comentário: